Recall da Airbus Castiga Ações e Papéis da Companhia Recuam 10%

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Na semana passada, a Airbus comunicou que, devido a uma falha grave de software, será necessário uma correção em quase 6 mil aviões da família A320. Apesar da empresa já ter informado que a maior parte deles já teve o problema resolvido — com “a grande maioria” já tendo recebido as modificações necessárias —, as ações da companhia desabam.

As ações da Airbus caíram para € 185,26 (R$ 1.153,36) no pregão desta tarde em Paris, uma queda de 9,19% em relação ao fechamento de sexta-feira.

 

A fabricante acrescentou que está trabalhando com as companhias aéreas para entregar as modificações necessárias aos “menos de 100 aviões restantes” ainda impactados pelo problema.

A Airbus pediu desculpas pelos atrasos “causados aos passageiros e às companhias aéreas” devido à falha, mas disse que quer colocar “a segurança acima de todas as outras considerações.”

O recall, anunciado na sexta-feira (28), partiu de uma análise que apontou que “radiação solar intensa” pode “corromper dados críticos para o funcionamento dos controles de voo” nos aviões da família A320. Citando analistas, o Wall Street Journal informou que 85% das aeronaves afetadas poderiam ser reparadas com uma simples atualização de software, enquanto 900 aviões mais antigos precisariam de reparos de hardware.

A American Airlines opera a maior frota de aeronaves da família A320 no mundo. A falha de software foi descoberta após uma investigação sobre um incidente ocorrido em outubro envolvendo um A320 operado pela JetBlue — em voo de Cancún, no México, para Newark, em Nova Jersey. O avião foi forçado a fazer um pouso de emergência na Flórida após um problema no controle de voo causar uma queda súbita de altitude. A investigação encontrou uma vulnerabilidade em um sistema crítico de computador de voo que controla os elevadores e ailerons — superfícies que ajudam a aeronave a subir e mudar de direção — chamado ELAC, cujos dados podem ser corrompidos por uma erupção solar intensa.

Problemas

A família A320 é composta por aviões de corredor único que funcionam como o “cavalo de batalha” das frotas da Airbus ao redor do mundo. Em outubro, o A320 ultrapassou a família Boeing 737 e se tornou o avião comercial mais entregue da história, com 12.260 aeronaves entregues.

Na segunda-feira, a Reuters informou que a empresa também detectou um problema significativo de qualidade que afeta “dezenas” de aeronaves da família A320. Segundo a reportagem, a suspeita de falha de produção está atingindo os painéis da fuselagem de algumas aeronaves ainda em fabricação e deve atrasar as entregas. O texto também destacou que não está claro se algum avião afetado por esse problema de qualidade já foi entregue às companhias aéreas. A Airbus ainda não comentou publicamente o assunto.

O post Recall da Airbus Castiga Ações e Papéis da Companhia Recuam 10% apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima