Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Banco Central publicou, nesta quinta-feira (22), seu ranking de reclamações. Com a lista, veio também a base de clientes dos bancos — com uma surpresa. Os dados mostram que o Nubank se tornou a segunda maior instituição financeira do Brasil.
O movimento aconteceu depois do banco atingir 112 milhões de clientes — 61% da população adulta. Com isso, o Nubank ultrapassou o Bradesco (que tem 110,5 milhões de clientes). Atualmente, a fintech só é superada pela Caixa Econômica Federal, com 158,1 milhões de clientes.
Nos últimos anos, a instituição já tinha deixado para trás também Itaú – 100,3 milhões — e Banco do Brasil — 82 milhões. Em 2022 o Nubank ingressou no top 5 do ranking e, segundo a administração, foi a instituição financeira que mais cresceu proporcionalmente, escalando uma posição por ano. Na taxa de reclamações no ranking do BC, o Nubank aparece entre os top 15, na 14ª posição.
O movimento
De acordo com a empresa, o crescimento veio acompanhado por um engajamento recorde. “Isso foi fruto da estratégia de aprofundamento das relações com os clientes e ampliação do uso dos produtos e serviços do Nubank”, afirma Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil em um vídeo institucional recente.
Outro fator associado à expansão foi o modelo 100% digital adotado pela empresa, já que isso combinou uma plataforma de baixo custo e eficiência operacional. Isso deve mudar em breve. Para se adequar às novas normas de nomenclatura anunciadas no fim do ano passado, o Nubank busca obter sua licença bancária —o que incluí presença física.
Segundo a CEO, 85% da base de clientes no Brasil manteve-se ativa mensalmente. Além disso, a receita média por cliente ativo (ARPAC) atingiu seu patamar histórico mais alto no terceiro trimestre de 2025.
O post Nubank Ultrapassa 112 Milhões de Clientes e Se Torna a Segunda Maior Instituição Financeira do Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.