Bilionário Gautam Adani Fecha Parceria com Embraer para Fabricar Jatos na Índia

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Adani Defence & Aerospace, empresa controlada pelo magnata indiano Gautam Adani, formalizou um acordo estratégico com a brasileira Embraer para a criação de uma unidade de fabricação de jatos comerciais em solo indiano. 

As companhias atuarão em conjunto no desenvolvimento de uma linha de montagem e na estruturação de operações de suporte, o que inclui cadeia de suprimentos, serviços de manutenção e centros de treinamentos para tripulação. Os detalhes financeiros da transação e da localização exata da planta industrial não foram divulgados pelas empresas no comunicado oficial. 

Para Jeet Adani, diretor da Adani Defence & Aerospace, a aviação regional funciona como o pilar central da expansão econômica atual. Ele destaca que, com a ampliação da conectividade para cidades de médio e pequeno porte, a criação de um sistema de aviação local tornou-se uma prioridade estratégica para a Índia.

A Embraer projeta uma demanda robusta no país, com a estimativa de que a Índia precisará de ao menos 500 jatos comerciais de pequeno e médio porte (entre 80 e 146 assentos) nos próximos 20 anos. O volume de passageiros indianos apresentou uma recuperação expressiva no pós-pandemia, saltando de 63 milhões em 2020 para 174 milhões em 2024, consolidando o país como o terceiro maior mercado de aviação global, atrás apenas de Estados Unidos e China.

Expansão estratégica e portfólio

Embora o modelo específico a ser fabricado ainda não tenha sido confirmado, a Embraer destacou que apresentará os jatos E195-E2 e E175 no evento Wings India 2026, em Hyderabad. Atualmente, a fabricante brasileira já opera uma frota de quase 50 aeronaves de 11 modelos distintos no mercado indiano.

Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, reforça que a parceria une o conhecimento técnico aeroespacial da brasileira à robusta capacidade industrial do grupo indiano.

O império de Adani

Com um patrimônio líquido avaliado em US$ 56,5 bilhões (R$ 299,45 bilhões), segundo o ranking em tempo real da Forbes, Gautam Adani ocupa o posto de segunda pessoa mais rica da Índia. Ele lidera o Adani Group, um conglomerado diversificado com participações em setores que vão de portos e logística a energia, mineração, cimento e mercado imobiliário.

O post Bilionário Gautam Adani Fecha Parceria com Embraer para Fabricar Jatos na Índia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima