Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Segurança financeira e boa saúde são os pilares de uma aposentadoria bem-sucedida e prazerosa. Quando esses objetivos são alcançados, você pode relaxar e se dedicar ao que traz alegria e realização à sua vida. Mas, se não houver planejamento, é provável que você acabe vivendo a vida que acontece — e não a vida que deseja.
A seguir, três resoluções de Ano Novo que podem ajudar você a viver da melhor forma possível os anos que tem pela frente.
Resolução nº 1: Segurança financeira
Um plano financeiro sólido para a aposentadoria deve ter duas frentes principais:
Ele deve garantir que você terá renda suficiente ao longo de toda a vida para cobrir suas despesas até o fim. Isso significa construir uma carteira diversificada de fontes de renda para a aposentadoria, capaz de atender tanto aos gastos essenciais quanto aos desejáveis, com uma margem para imprevistos.
Além disso, o plano deve incluir mecanismos de proteção contra riscos que podem comprometer seus objetivos — e que são comuns para a maioria dos aposentados. Entre eles estão quedas acentuadas do mercado financeiro, custos elevados com cuidados médicos, reparos caros em casa ou no carro e um eventual período de declínio cognitivo ou fragilidade física nos anos finais da vida.
Se realizar essas tarefas estiver além da sua experiência, procure um consultor especializado em aposentadoria que tenha as competências necessárias e atue genuinamente em seu melhor interesse para ajudá-lo a alcançar esses objetivos.
Resolução nº 2: Criar um plano para a saúde
Diversas pesquisas com aposentados mostram que boa saúde é um dos principais fatores de felicidade nessa fase da vida. No entanto, à medida que você envelhece, será preciso adotar uma postura mais ativa para manter o bem-estar — não dá para simplesmente presumir que tudo continuará bem, como talvez tenha acontecido em fases anteriores.
Construa a base de uma boa saúde com prática regular de exercícios, alimentação equilibrada e nutritiva, sono adequado, redução do estresse e diminuição de hábitos prejudiciais. Se você já se sente satisfeito com suas estratégias nessas áreas, vale considerar complementá-las com outras iniciativas que muitas vezes são negligenciadas. Por exemplo, se ainda não o fez, pode ser interessante criar um sistema de alerta precoce para identificar condições médicas comuns em pessoas mais velhas, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
Por fim, reserve um tempo para revisar suas escolhas relacionadas a planos de saúde. É fundamental encontrar algo que caiba no seu orçamento. Decisões bem informadas podem contribuir para manter sua saúde e prolongar sua vida.
Essa resolução pode exigir tempo para ser colocada em prática — comprometa-se a ser persistente, mesmo que sinta vontade de adiar essa tarefa.
Resolução nº 3: planejar satisfação com a vida
Quando se trata de planejar sua felicidade e satisfação durante a aposentadoria, a atitude proativa é essencial. Para muitas pessoas, o trabalho e a criação dos filhos ocuparam grande parte do tempo durante os anos de atividade profissional, o que reduziu a necessidade de pensar sobre como preencher o tempo livre. Além disso, muitos vínculos sociais foram construídos no ambiente de trabalho e podem se enfraquecer após a aposentadoria.
Agora, com mais tempo disponível, você estará em melhor posição se planejar deliberadamente atividades e experiências que tragam alegria e realização. Para muita gente, isso envolve tomar a iniciativa de se aproximar de familiares e amigos e buscar atividades que proporcionem contato com pessoas com interesses semelhantes.
Para começar a identificar o que realmente fará você feliz na aposentadoria, tente responder às perguntas “quem, o quê, quando, onde e por quê”. Com quem você quer passar o tempo? O que pretende fazer? Quando deseja se aposentar e iniciar suas atividades nessa nova fase? Onde é o melhor lugar para viver durante a aposentadoria? E, por fim, por que você quer se aposentar?
Você também pode considerar exercícios reflexivos, como escrever uma lista de desejos, pensar em como evitar arrependimentos no fim da vida ou até mesmo redigir seu próprio obituário.
Muitas pessoas têm mais tempo livre durante as festas de fim de ano e costumam se reunir com familiares e amigos. Esse é um bom momento para compartilhar seus pensamentos e preocupações sobre a aposentadoria, já que conversas com pessoas próximas frequentemente trazem percepções valiosas.
Provavelmente será necessário algum tempo para refletir sobre essas resoluções e começar a colocá-las em prática. Ainda assim, tente torná-las uma prioridade nas semanas e meses que se seguem ao início do novo ano. Seu “eu do futuro” agradecerá por você ter dedicado tempo ao planejamento do restante da sua vida.
O post 3 Resoluções de Ano Novo para sua Segurança Financeira e Saúde na Aposentadoria apareceu primeiro em Forbes Brasil.