Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta terça-feira (25), Irã e Israel declararam “vitória histórica”, após guerra de 12 dias entre os países que matou 600 pessoas no Irã e 28, em Israel.
O presidente Masoud Pezeshkian afirmou que, “depois da corajosa resistência de sua grande e histórica nação, estamos testemunhando um cessar-fogo e cessação da guerra que foi imposta à nação iraniana pelo aventureirismo pela provocação” .
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, fez um discurso semelhante, destacando que removeu a ameaça de aniquilação nuclear e estava determinado a frustrar qualquer tentativa de Teerã de reviver seu programa, em vídeo divulgados por seu gabinete. “Se alguém no Irã tentar reviver esse projeto, trabalharemos com a mesma determinação e força para impedir qualquer tentativa. Repito, o Irã não terá armas nucleares”, disse.
Netanyahu destacou que Israel nunca teve um amigo melhor na Casa Branca do que o presidente Donald Trump, cujas Forças Armadas lançaram enormes bombas para bunkers nas instalações nucleares subterrâneas do Irã em um ataque no fim de semana.
“Nosso amigo presidente Trump se uniu a nós de uma forma sem precedentes. Sob sua direção, os militares dos Estados Unidos destruíram o local de enriquecimento subterrâneo em Fordow”, disse Netanyahu.
As declarações ocorrem após o presidente americano criticar os países por violarem o acordo e dizer que estava “insatisfeito” com ambos.
O post ‘Vitória Histórica’: Irã e Israel Declaram-se Vencedores, após Cessar-fogo apareceu primeiro em Forbes Brasil.