Fed Alerta Que Economia Está Começando a Sentir os Efeitos das Tarifas

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Nesta sexta-feira (20) foi publicado o Relatório de Política Monetária do Federal Reserve (Fed) para o Congresso dos Estados Unidos. O documento observa que a inflação está um pouco elevado, apesar da solidez do mercado de trabalho. Além disso, ele sugere que as tarifas estabelecidas pelo presidente americano, Donald Trump, só começaram a mostrar seus efeitos e reafirmou que a instituição pode aguardar mais tempo para enxergar o cenário com clareza antes de agir.

“Os efeitos sobre os preços ao consumidor dos EUA do aumento das tarifas de importação neste ano são altamente incertos, já que a política comercial continua evoluindo e ainda é cedo para avaliar como os consumidores e as empresas responderão”, disse o relatório, que vem antes do depoimento do chair do Fed, Jerome Powell, perante o Congresso na próxima semana.

“Embora os efeitos das tarifas não possam ser observados diretamente nas estatísticas oficiais de preços ao consumidor, o padrão das variações de preços entre as categorias de mercadorias neste ano sugere que as tarifas podem ter contribuído para o recente aumento da inflação de bens.”

Até o momento, no entanto, o efeito das tarifas ainda não apareceu nos dados oficiais de alguns produtos, principalmente automóveis, embora tenham influenciado a confiança das famílias e das empresas.

O Relatório de Política Monetária, que é publicado duas vezes por ano, geralmente resume tópicos já bem conhecidos pelos participantes do mercado. Na quarta-feira (18), os membros do Fed decidiram manter a taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50%, onde está desde dezembro.

As autoridades querem ver como as tarifas do governo Trump e outras políticas afetam a inflação, o mercado de trabalho e a economia em geral antes de ajustar os custos dos empréstimos. Powell disse que espera ver uma inflação “significativa” nos próximos meses, e os membros, no geral, veem a economia desacelerando e a taxa de desemprego subindo para 4,5% neste ano. O relatório afirma que, apesar da incerteza, o sistema financeiro tem se mostrado “resiliente”.

O post Fed Alerta Que Economia Está Começando a Sentir os Efeitos das Tarifas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima