Queda Acentuada do Petróleo Pressiona e Ibovespa Fecha no Vermelho

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Apesar do conflito no Oriente Médio, o dia foi marcado por uma forte queda de 7% nos preços do barril. O movimento ocorreu após o Irã retaliar “apenas” uma base militar dos Estados Unidos no Catar e não tomar medidas para interromper o tráfego de navios-tanque de petróleo e gás através do Estreito de Ormuz.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que havia “obliterado” as principais instalações nucleares do Irã em ataques no fim de semana, juntando-se a um ataque israelense em uma escalada do conflito no Oriente Médio, já que Teerã prometeu se defender.

Ao responder de forma menos intensa aos ataques americanos do último fim de semana, o Irã deu margem para que o mercado financeiro reagisse de forma positiva. 

Comentários favoráveis ao corte de juros por parte de membros do Federal Reserve ajudaram a consolidar o otimismo no mercado. Em Wall Street, o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq tiveram altas próximas de 1%. O dólar à vista caiu 0,42%, aos R$ 5,5041. 

O Ibovespa, no entanto, sentiu o peso da queda do petróleo. A Petrobras viu suas ações caírem mais de 2,8%, contaminando o restante do mercado local. Ao fim do dia, o principal índice da B3 recuou 0,41%, aos 136.550 pontos. 

Estreito de Ormuz

Pelo menos dois superpetroleiros deram meia-volta perto do Estreito de Ormuz após os ataques militares dos EUA contra o Irã, segundo dados de rastreamento de navios, já que mais de uma semana de violência na região levou as embarcações a acelerar, pausar ou alterar suas viagens.

Cerca de um quinto do suprimento global de petróleo passa pelo estreito. No entanto, o risco de uma paralisação completa é baixo, segundo analistas.

“Os fluxos de petróleo, por enquanto, não são o alvo principal e provavelmente não serão afetados; acho que será uma retaliação militar contra as bases dos EUA e/ou uma tentativa de atingir mais alvos civis israelenses”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital.

Um ataque telegrafado a uma base bem defendida dos EUA poderia ser um primeiro passo para reduzir as tensões, desde que não haja vítimas americanas, disse a Energy Aspects em um post.

“A menos que haja indicações de novas retaliações iranianas ou de uma escalada por parte de Israel e dos EUA, poderemos ver algum prêmio de risco geopolítico sair do preço nos dias seguintes”, disse.

O Irã, que é o terceiro maior produtor de petróleo da Opep, afirmou na segunda-feira que o ataque dos EUA às suas instalações nucleares expandiu a gama de alvos legítimos para suas forças armadas e chamou o presidente dos EUA, Donald Trump, de “jogador” por se juntar à campanha militar de Israel contra a República Islâmica.

Enquanto isso, Trump expressou o desejo de que os preços do petróleo sejam mantidos baixos em meio a temores de que os combates em andamento no Oriente Médio possam causar um aumento. Em sua plataforma Truth Social, ele se dirigiu ao Departamento de Energia dos EUA, incentivando a perfuração, com sua frase “drill, baby, drill”, e dizendo: “Quero dizer agora”.

O post Queda Acentuada do Petróleo Pressiona e Ibovespa Fecha no Vermelho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima