Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Ibovespa fechou a quarta-feira (09) de feriado em São Paulo em baixa de 1,33%, a 137.448,83 pontos.
Essa foi a terceira queda seguida do índice. O ajuste vem após o indicador renovar máximas históricas no último dia 4, quando terminou acima dos 141 mil pontos pela primeira vez, acumulando uma valorização de 17,4% no ano.
O movimento foi influenciado pelo noticiário sobre a política comercial dos Estados Unidos que continuou sob os holofotes. O presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou novas alíquotas para mais países e prometeu novos anúncios, inclusive para o Brasil.
Além disso, a blue chips liderou o movimento de realização de lucros na bolsa paulista, enquanto Braskem disparou com avanço na tramitação de projeto que beneficia o setor petroquímico.
Em Wall Street, os principais índices fecharam no positivo. A subida aconteceu depois que a ata da reunião do Federal Reserve (Fed), de junho, alimentou esperanças de que as pressões inflacionárias das tarifas de Trump não inviabilizarão cortes na taxa de juros em 2025.
O índice de tecnologia Nasdaq liderou os ganhos com 0,94%. O Dow Jones subiu a 0,49%, enquanto o S&P 500 finalizou a quarta-feira a 0,61%.
Moeda americana
Já o dólar disparou, terminando o dia com alta de 1,05%, a R$ 5,50.
Após o fechamento de mercado, Trump afirmou que anunciaria uma taxa tarifária para produtos brasileiros. Em carta publicada após as 17h, o presidente americano divulgou tarifas de 50% sobre o Brasil.
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, disse Trump a repórteres em um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca.
O anúncio de Trump escalou ainda mais as tensões recentes entre EUA e Brasil. Inicialmente, elas foram provocadas pela defesa que o mandatário norte-americano fez do ex-presidente Jair Bolsonaro no início da semana e pela ameaça de impor taxas a países alinhados ao que chamou de políticas “antiamericanas” do Brics.
O post Ibovespa Fecha em Queda de Mais de 1% com Tarifas sob Holofotes apareceu primeiro em Forbes Brasil.