Société Générale Entra no Mercado Saudita Como Dealer Primário de Títulos Públicos

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Arábia Saudita assinou um acordo com o Société Générale para ser nomeado como um negociante primário nos instrumentos de dívida local do governo, disse o Centro Nacional de Gestão da Dívida (NDMC) do reino neste sábado.

O Société Générale Société Générale se junta ao BNP Paribas, ao Citigroup, ao Goldman Sachs, ao Standard Chartered e ao J.P. Morgan como o sexto banco internacional do reino a negociar a dívida pública, acrescentou o NDMC em comunicado.

Entenda o que está acontecendo

Entrada do Société Générale no mercado saudita

O banco francês Société Générale foi nomeado pelo Centro Nacional de Gestão da Dívida (NDMC) da Arábia Saudita como dealer primário dos instrumentos de dívida emitidos pelo governo local. Com isso, a instituição se junta ao BNP Paribas, Citigroup, Goldman Sachs, J.P. Morgan e Standard Chartered como o sexto banco internacional com permissão para intermediar títulos públicos no reino.

Estratégia integrada à Visão 2030

A medida faz parte do plano Visão 2030, lançado pelo príncipe Mohammed bin Salman, que busca diversificar a economia saudita e desenvolver setores além do petróleo. O fortalecimento do mercado financeiro doméstico, incluindo a ampliação da base de investidores e a profissionalização da emissão de dívida, é um dos eixos dessa transformação.

Expansão da base de financiamento e liquidez do mercado

O governo saudita tem ampliado a emissão de títulos tanto em moeda local (riyal) quanto em dólar, com o objetivo de diversificar fontes de financiamento e melhorar a gestão da dívida pública. A entrada de grandes bancos globais como dealers primários contribui para dar mais liquidez ao mercado secundário e aumentar a atratividade dos papéis entre investidores estrangeiros.

Nível de risco e atratividade para investidores

A Arábia Saudita mantém classificação de grau de investimento pelas principais agências de risco, como a Moody’s, que atribui nota A1 com perspectiva estável. O país também possui um volume robusto de reservas internacionais, o que aumenta a confiança do mercado na solidez fiscal saudita e reforça a atratividade de seus ativos soberanos.

O post Société Générale Entra no Mercado Saudita Como Dealer Primário de Títulos Públicos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima