Com Noticiário Corporativo em Alta, Ibovespa Fecha em Leve Alta

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Ibovespa encerrou a segunda-feira (04) com leve alta de 0,40%, aos 132.971 pontos, em um pregão de volume financeiro reduzido — que somava R$ 13,5 bilhões antes dos ajustes finais.

Entre os destaques positivos do dia estiveram as ações da RD Saúde a 8,54%, impulsionadas pela expectativa de divulgação de balanço nesta semana. Além do Banco do Brasil a 2,02%, que se recuperou após forte queda na sexta-feira, motivada por preocupações com os resultados do segundo trimestre.

O Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (04), mostrou que a perspectiva para a inflação em 2025 caiu 0,02 ponto percentual, indo a 5,07%. Mesmo com a redução, a estimativa é que a inflação só voltará a ficar dentro da meta em 2026, a 4,43%. Essa é a 10ª semana consecutiva de queda no indicador. 

A meta oficial para a inflação neste ano é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Já para o PIB, a expectativa de crescimento permaneceu em 2,23% em 2025 e recuou 0,01 ponto para o ano que vem, a 1,88%.

Bolsa EUA

Nos Estados Unidos, os três principais índices de Wall Street fecharam em alta superior a 1%. O avanço foi impulsionado por um movimento de caça à oportunidades, após a liquidação dos ativos na sessão anterior.

Outro fator foi a crescente expectativa de que o Federal Reserve (Fed) possa iniciar um ciclo de cortes nos juros já em setembro, após a divulgação de dados de emprego abaixo do esperado na última sexta-feira.

Segundo dados preliminares, o S&P 500 subiu 1,48%, alcançando 6.330,07 pontos. O Nasdaq, focado em tecnologia, avançou 1,94%, a 21.050,56 pontos. Já o Dow Jones teve alta de 1,35%, fechando em 44.177,36 pontos.

Câmbio

Hoje, o dólar recuou 0,69% ante ao real, encerrando o dia cotado a R$ 5,50. Essa é a segunda queda consecutiva da moeda norte-americana.

O movimento refletiu a combinação de fatores externos e domésticos, incluindo a fraqueza do dólar, a recuperação de ativos brasileiros após a pressão causada pelas tarifas dos EUA, e o maior apetite por risco por parte dos investidores estrangeiros.

Para Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, o resultado de hoje também é sustentado pela valorização do minério de ferro e a perspectiva de manutenção da Selic em patamar elevado. “Todos esses aspectos vem levando alguma recuperação da moeda brasileira, embora a indefinição sobre o diálogo entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos para tratar das tarifas de 50% ainda limite ganhos adicionais”, afirma Shahini.

O post Com Noticiário Corporativo em Alta, Ibovespa Fecha em Leve Alta apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima