Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O presidente Donald Trump prorrogou por mais 90 dias a suspensão das tarifas sobre importações chinesas para os Estados Unidos, nesta segunda-feira, poucas horas antes de expirar a moratória inicial de 90 dias sobre a tarifa de 145% que ele havia imposto brevemente em maio, segundo várias reportagens.
De acordo com fontes da Casa Branca citadas por diversos veículos, Trump assinou uma ordem executiva estendendo a trégua até 9 de novembro.
O acordo temporário original foi fechado em maio, após negociações na Suécia. Trump concordou em reduzir as tarifas de 145% para 30% (incluindo uma tarifa-base de 10% e uma penalidade adicional de 20% para importações de fentanil) por 90 dias. Em contrapartida, a China aceitou reduzir suas tarifas retaliatórias de 125% para 10% e suspender a moratória sobre exportações de ímãs de terras raras.
Nos dias que antecederam o anúncio, autoridades dos dois países já indicavam que a pausa poderia ser prorrogada. Na segunda-feira, Trump disse a repórteres na Casa Branca: “Vamos ver o que acontece”, acrescentando que “as negociações têm ocorrido de forma muito boa — o relacionamento entre o presidente Xi e eu é muito bom”.
Mais cedo, autoridades chinesas também demonstraram otimismo sobre o adiamento da alta das tarifas. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, afirmou em comunicado: “Esperamos que os Estados Unidos trabalhem com a China para seguir o importante consenso alcançado durante a ligação entre os dois chefes de Estado”, em referência aparente à conversa telefônica de junho entre Trump e Xi Jinping, segundo o jornal The Guardian.
No domingo, em uma publicação no Truth Social, Trump instou a China a “quadruplicar” as compras de soja dos Estados Unidos. Segundo a Bloomberg, que cita dados do governo, Pequim — maior compradora da oleaginosa americana — ainda não havia reservado nenhum carregamento para a próxima safra até o fim de julho, em meio ao impasse comercial.
O post Trump Recua Mais uma Vez e Adia Tarifas sobre a China por Mais 90 Dias apareceu primeiro em Forbes Brasil.