Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Tramontina, marca brasileira centenária e reconhecida mundialmente, está vivendo um momento decisivo em sua trajetória na Argentina. Após mais de 50 anos operando por meio de distribuidores, a empresa decidiu instalar uma estrutura própria no país.
Nascida no Brasil, a companhia tem mais de 10 mil funcionários e presença em mais de 120 países. Desde 1970, a empresa exporta seus produtos para a Argentina. A decisão aproxima ainda mais a parceria com o país vizinho.
O CEO da empresa na Argentina, Emiliano Baseggio, explica: “ter nossa própria estrutura vai fortalecer ainda mais o reconhecimento da marca e nos tornar mais adaptáveis a um mercado tão importante como o argentino”. Segundo ele, esse é o grande projeto que impulsiona a nova fase de expansão.
Apesar das dificuldades econômicas locais, o executivo ressalta o maior trunfo da companhia é o de continuar muito presente na mente do consumidor. “Esse sem dúvida é o nosso principal resultado”, diz o executivo. Mas também reconhece o desafio ante à volatilidade da economia local, que foi o maior obstáculo para manter uma posição estável no país. A resposta da empresa, garante, ele é clara: “Seguimos avançando e crescendo como fazemos há mais de 50 anos”, diz.
A nova estrutura não será uma loja aberta ao público, mas sim um elo entre o mercado argentino e as fábricas da Tramontina, sendo oito no Brasil e uma na Índia. “Nossa ideia é ter um escritório comercial que ofereça suporte e funcione como ponte com as fábricas no Brasil, de onde vêm os produtos que chegam à Argentina”, detalha Baseggio.
O plano é crescer de forma gradual e sustentável. No início, a ideia é a de começar com uma equipe reduzida e ampliar de forma progressiva, num crescimento responsável ao estilo da marca.
A estratégia da empresa é pensada no médio e longo prazo, o que, segundo Baseggio, garante que situações temporárias não afetem diretamente as decisões da companhia. Essa consistência é essencial em um mercado como o argentino e é um valor que a marca quer transmitir tanto a parceiros quanto a consumidores.
Força na variedade e visão de mercado
Um dos pontos centrais dessa expansão é mostrar a verdadeira dimensão do catálogo Tramontina. Embora a marca seja fortemente associada a utensílios de cozinha e facas, o portfólio ultrapassa 22 mil itens, incluindo ferramentas agrícolas, materiais elétricos, móveis de madeira e até porcelanas. A ideia é a ir além das facas, e trazer para a Argentina várias linhas que ainda não estão presentes no país e desenvolvê-las no mercado local.
A expectativa é a de encerrar 2025 com resultados expressivos. “Sem dúvida, vamos fechar o ano na Argentina com um crescimento superior a 100% em relação a 2024. Isso confirma a decisão da matriz de investir no país”, projeta Baseggio.
Um dos eixos dessa aposta é retomar o investimento publicitário, algo que não acontecia de forma consistente há mais de dez anos. O objetivo é “reforçar e posicionar a marca em diversos meios de comunicação”, com mensagens que lembrem o consumidor de que a Tramontina está “sempre na sua cozinha, sempre no seu jardim”. A nova estrutura, por estar mais próxima do mercado, permitirá investir em campanhas de forma mais precisa e assertiva.
Olhando para os próximos dez anos, a visão da empresa é de consolidação plena. O plano inclui um alto nível de adaptação, com produtos cada vez mais alinhados às necessidades do consumidor argentino e até a possibilidade de criar itens exclusivos para o mercado local.
Com 15 anos de experiência na Tramontina no Brasil, Baseggio destaca as qualidades necessárias para liderar esse processo, que incluem foco, consistência, trabalho com visão de médio e longo prazo e resiliência. Para ele, esses pilares são a base para conquistar a confiança que permitirá à marca estar presente “nos diferentes momentos de consumo” dos argentinos.
O post Tramontina Chega à Argentina e Acelera Expansão na América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.