Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O presidente Donald Trump disse que vai impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas a partir de novembro, ou até antes dessa data, como forma de retaliação aos chineses por impor controles de exportação nos produtos que fabrica.
A declaração foi feita por intermédio de uma publicação em seu perfil na Truth Social, a rede social de Trump, no início da noite desta sexta-feira (10). “Considerando que a China assumiu essa posição sem precedentes, e falando apenas em nome dos EUA, e não de outras nações que foram ameaçadas de forma semelhante, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de quaisquer outras ações ou mudanças tomadas pela China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% à China, acima de qualquer tarifa que eles estejam pagando atualmente”, diz.
Mais cedo, a fala de Trump de que iria impor tarifas “massivas” sobre a China derrubou os mercados. A questão se deu devido aos chinesas anunciarem novas restrições comerciais mais amplas sobre minerais de terras raras abalou Wall Street.
Dados preliminares indicam que o S&P 500 perdeu 2,71%, para 6.552,77 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 3,56%, para 22.207,28 pontos. O Dow Jones caiu 1,88%, para 45.480,04 pontos.
A situação a aprofundou a disputa comercial com os Estados Unidos antes das negociações previstas entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, ainda neste mês.
A ameaça de Trump veio por intermédio de uma publicação na Truth Social. Nela, o presidente americano acusou a China de adotar “uma medida bastante sinistra e hostil” ao endurecer os controles de exportação sobre terras raras e outros materiais.
Trump também afirmou que os Estados Unidos estavam se preparando para “um aumento massivo nas tarifas sobre produtos chineses que entram nos Estados Unidos da América”.
Por fim, ele disse “não haver motivo” para se reunir com Xi, com quem estava agendado para manter conversas na Coreia do Sul ainda neste mês.
O post Trump diz que vai Impor Tarifas de 100% a Importações Chinesas em Novembro apareceu primeiro em Forbes Brasil.