Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta quinta-feira (16), o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se reuniram na Casa Branca, dando continuidade à reaproximação dos países, em uma tentativa de reverter as tarifas americanas de 50% contra produtos brasileiros.
Em rápida entrevista à imprensa, Vieira afirmou que a conversa entre ambos “foi ótima e produtiva”. O encontro entre ele e Rubio durou em torno de uma hora e foi dividido em duas etapas: a primeira foi apenas entre ambos; a segunda teve a presença de embaixadores brasileiros. Segundo ele, o diálogo foi baseado nas questões comerciais.
Em sua declaração, o ministro destacou que os presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se encontrar em novembro. Questionado se eles conversarão conversarão na Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia, Vieira despistou.
“Ambas as partes têm interesse para que os presidentes se encontrem o quanto antes”, afirmou. Durante seu discurso, ele destacou os líderes devem se reunir somente em novembro.
Relembre
Desde agosto, os produtos brasileiros são taxados em 50% pelos EUA. Na ocasião, Trump justificou a medida como uma resposta e crítica a medidas do governo brasileiro. No caso, a maior responsabilização das redes sociais sobre conteúdos publicados, e o processo no Superior Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL). O republicano chamou o julgamento de “caça às bruxas”. Além disso, argumentou que a balança comercial com o Brasil é desfavorável para os EUA, mesmo com o superávit do lado americano.
Após o anúncio, o governo Lula não recuou, mantendo as decisões. Como resposta, o lado americano suspendeu os vistos de ministros do STF, como Alexandre de Moraes, além de seus familiares e outras autoridades brasileiras.
A situação só foi amenizada, após a Assembleia da ONU, quando Lula e Trump se encontraram entre os discursos. Na ocasião, Trump afirmou que gostou de Lula e sentiu uma “química” entre ambos.
O post Brasil e EUA Devem Ter Nova Reunião em Novembro, Diz Mauro Vieira apareceu primeiro em Forbes Brasil.