Trump Confirma Que Está Impedido de Disputar Novo Mandato

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O presidente Donald Trump reconheceu nesta quarta-feira (29) que não poderá disputar um terceiro mandato presidencial devido às limitações constitucionais. A declaração vem apesar de ele frequentemente insinuar uma nova candidatura e até mesmo exibir bonés com a inscrição “Trump 2028” dentro da Casa Branca.

Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, durante um voo para a Coreia do Sul, Trump mencionou a 22ª Emenda da Constituição e afirmou: “Eu diria que, se você a ler, fica bem claro.” “Não me permitem candidatar-me, é uma pena… quer dizer, é uma pena mesmo”, disse o presidente ao ser questionado se falava sério ou apenas brincava sobre a possibilidade de disputar um terceiro mandato.

Trump também comentou que o Partido Republicano tem “muitas pessoas ótimas” que poderiam concorrer em 2028. Em tom de lamento, afirmou que “o triste é que tenho os melhores índices de aprovação da minha vida”, embora pesquisas recentes indiquem 43% de aprovação e 54% de desaprovação. “Pelo que li, acho que não me é permitido concorrer”, acrescentou.

O reconhecimento de Trump sobre a impossibilidade de disputar um novo mandato ocorre após o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, republicano da Louisiana, comentar o assunto em coletiva de imprensa na terça-feira. Questionado sobre as declarações recentes do presidente a respeito de uma possível reeleição, Johnson disse que Trump estava apenas se divertindo e provocando os democratas.

“Ele e eu conversamos sobre as restrições da Constituição, por mais que muitos americanos lamentem isso”, afirmou. Segundo Johnson, “não há como emendar a Constituição, não vejo caminho para isso”.

O que diz a 22ª Emenda

A 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos determina que “nenhuma pessoa poderá ser eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes, e nenhuma pessoa que tenha ocupado o cargo de presidente, ou atuado como presidente, por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa tenha sido eleita, poderá ser eleita para o cargo de presidente mais de uma vez”.

A emenda foi aprovada pelo Congresso em 1947, após Franklin D. Roosevelt tornar-se o primeiro e único presidente a ser reeleito para um terceiro mandato, em 1940, e posteriormente para um quarto, em 1944.

O post Trump Confirma Que Está Impedido de Disputar Novo Mandato apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima