Fórum Econômico Mundial Alerta Para Bolhas em IA, Criptomoedas e Dívida Global

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O mundo deve ficar atento a três possíveis bolhas nos mercados financeiros, incluindo a de inteligência artificial, afirmou Borge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (5), em meio a quedas acentuadas nas ações globais de tecnologia.

Corretores e analistas avaliam que as perdas recentes são motivo de cautela, mas não de pânico, já que os mercados vinham alcançando níveis recordes e algumas precificações pareciam exageradas.

“É possível que vejamos bolhas no futuro. Uma delas é a bolha de criptomoedas, a segunda é a bolha de IA e a terceira seria a bolha de dívida”, disse Brende, a repórteres durante visita a São Paulo.

Segundo ele, os governos não se endividavam tanto desde 1945.

Os mercados têm ignorado, há meses, preocupações com juros elevados, inflação persistente e turbulência comercial, aumentando as apostas, em parte, pela expectativa de que a IA possa transformar as perspectivas econômicas e corporativas globais.

A tecnologia oferece potencial de grandes ganhos de produtividade, mas também representa risco para muitos empregos de colarinho branco, afirmou Brende. O Fórum Econômico Mundial é mais conhecido por suas reuniões anuais em Davos, na Suíça, que reúnem líderes empresariais e políticos para discutir desafios globais urgentes.

“Na pior das hipóteses, o que podemos observar é o surgimento de um novo ‘Cinturão da Ferrugem’ em grandes cidades, que abrigam muitos escritórios com trabalhadores de colarinho branco mais suscetíveis à substituição pela IA e pelo aumento da produtividade”, disse Brende, citando os recentes cortes de vagas em empresas como Amazon e Nestlé.

Ele ressaltou que as mudanças tecnológicas, historicamente, levam ao aumento da produtividade, e que esse é o único caminho sustentável para elevar a prosperidade no longo prazo.

“Assim, é possível pagar melhores salários e garantir mais prosperidade à sociedade”, completou.

Quedas nas ações

As fortes quedas nas ações de tecnologia seguem sendo motivo de cautela, mas não de alarme, segundo corretores e investidores que acompanham um mercado em trajetória de recordes e avaliações elevadas.

As vendas se estenderam pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira, levando as bolsas de Seul e Tóquio a caírem cerca de 5% em relação aos picos registrados na terça-feira. Os futuros do Nasdaq recuavam 0,2%, após perda de 2% na véspera.

Os papéis mais atingidos foram os das empresas que mais se beneficiaram do rali que transformou a fabricante de chips Nvidia de um player de nicho na companhia mais valiosa do mundo.

“A liquidação parece ser, em grande parte, resultado de ajustes de posição, com as ações de melhor desempenho recente sendo as mais penalizadas”, avaliou Jon Withaar, gerente sênior de portfólio da Pictet Asset Management.

Não houve um gatilho claro para o recuo, mas ele começou após uma reação inesperadamente negativa aos fortes resultados da empresa de dados e inteligência artificial Palantir Technologies, do Vale do Silício.

As ações da companhia caíram quase 8% na terça-feira e recuaram mais 3% nas negociações pós-mercado.

“As pessoas estão envolvidas até o pescoço com essas ações de IA”, afirmou Herald van der Linde, chefe de estratégia de ações para a região Ásia-Pacífico do HSBC. “Mas até onde elas podem ir? Quanto mais podem comprar? Acredito que veremos uma pausa — e essa pausa pode vir acompanhada de uma rotação.”

Na terça-feira (4), as ações da Nvidia recuaram quase 4% em Wall Street, sendo negociadas com queda de cerca de 7% em relação ao pico do mês passado. Fornecedores, concorrentes e empresas de toda a cadeia de IA também sofreram perdas na Ásia nesta quarta-feira.

“Trata-se de uma venda bastante ampla na parte alavancada do mercado, o que, para nós, parece uma realização de lucros de curto prazo”, afirmou Angus McGeoch, chefe de distribuição de ações da Barrenjoey para a Ásia.

Ele observou que os gestores de fundos, atentos aos resultados de 2025, tendem a evitar perdas neste período do ano, mas ainda não demonstram intenção de uma saída em massa.

“Obviamente, ninguém quer abrir mão de muitos ganhos, já que o ano foi bom. Mas, se o mercado voltar a mostrar força, não será preciso muito para que os investidores retomem suas posições”, concluiu.

O post Fórum Econômico Mundial Alerta Para Bolhas em IA, Criptomoedas e Dívida Global apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima