Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O grupo francês de luxo Kering anunciou nesta quarta-feira (17) a nomeação de Francesca Bellettini como presidente e diretora executiva da Gucci, o carro-chefe do grupo. Ela substituirá Stefano Cantino, que estava no cargo apenas há 11 meses.
Bellettini já liderou a Saint Laurent e ocupou cargos estratégicos em outras casas de luxo, e, segundo o comunicado da Kering, assume a responsabilidade de restaurar e fortalecer a Maison.
Ela se reportará a Luca de Meo, CEO da Kering desde junho deste ano. Segundo Meo, a missão de Bellettini será a de construir uma organização mais enxuta e clara. “A Gucci, como carro-chefe do nosso Grupo, merece o foco mais aguçado, e Francesca, uma das profissionais mais experientes e respeitadas do nosso setor, trará a liderança e a execução impecável necessárias para restaurar a marca ao seu devido lugar”, diz o texto do comunicado à imprensa.
Bellettini iniciou sua carreira em Londres como banqueira de investimentos antes de ingressar no grupo Prada. Passou pela Gucci e Bottega Veneta antes de liderar a Saint Laurent como presidente e CEO, onde consolidou uma cultura de criatividade e crescimento sustentável, segundo a Kering. Em setembro de 2023, tornou-se CEO adjunta do grupo.
Além da Gucci, a Kering reúne marcas como Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga e outras, atuando em prêt-à-porter, alta-costura, artigos de couro, joias, óculos e beleza. Segundo dados de 2024, o grupo empregava 47.000 pessoas e gerou R$ 107,8 bilhões (€ 17,2 bilhões) em receita no ano passado.
O post Francesca Bellettini Assume como CEO da Gucci apareceu primeiro em Forbes Brasil.